Drones poderão ser utilizados para acompanhamento da saúde do plantio, além de outras funções além da pulverização.
Muitos ainda pensam que o avanço da tecnologia do drone agrícola somente serve para pulverização de agricultura com pedaços de terras quebradas, perto de obstáculos, ou até mesmo em pequenas propriedades. Mas, o avanço vai além disso.
Hoje em dia, sabemos que o drone está sendo cada vez mais comum nas aplicações em lavouras do país, e que 40% da frota do equipamento, é voltado 100% para agricultura. Mas para esta era continuar em fase de crescimento a cada dia, se fez necessário que a tecnologia fosse mais adiante além apenas da pulverização. Mas o que podemos fazer além da pulverização com o drone? É o que veremos a seguir.
MAS ENTÃO O QUE UM DRONE É CAPAZ DE FAZER ALÉM DE PULVERIZAR A LAVOURA?
Segundo Roberto Negreiros, proprietário de uma empresa agrícola e professor do curso de formação para pilotos de drone, o VAN’T (drone) é capaz de desenvolver atividades fundamentais além da pulverização, como:
● Controle de pragas: com imagens de alta resolução, é possível verificar a folhagem e verificar presença de pragas na lavoura.
● Verificar focos de incêndio: os drones são capazes de identificar pequenos focos de incêndio, podendo ser extinguido o problema o mais rápido possível.
● Acompanhamento da saúde da plantação: com voos baixos e regulares, é possível identificar a saúde do plantio, e observar qualquer praga, além de analisar o desempenho do cultivo.
● Demarcação de área: é possível verificar o melhor terreno para plantio da semente.
● Acompanhamento do sistema de irrigação da plantação: imagens são captadas há vários quilômetros de distância, podendo em tempo real fazer acompanhamento da irrigação.
Essas são apenas algumas funções a mais que uma Aeronave Remotamente Pilotada pode fazer nas áreas da agricultura. É uma tecnologia que veio para revolucionar e auxiliar muito os pequenos e médios produtores, principalmente.
Se estiver interessado pela área, entre em contato com o time da escola EAAR e solicite informações do curso. Inicie hoje mesmo o curso de piloto aeroagrícola remoto (CAAR).